terça-feira, 1 de setembro de 2009

Energia nuclear


















A energia nuclear é uma espécie alternativa de energia gerada a partir de usinas nucleares, onde a fissão do átomo é realizada. Desse modo, a quebra do átomo produz energia elétrica. Para a produção é necessário urânio ou tório, que são minérios extremamente radioativos.

Os principais produtores de energia nuclear são os países europeus. Atualmente, de acordo com a Agência Internacional de Energia Atômica, cerca de 7% de toda energia produzida no mundo são oriundas das usinas nucleares.

É comum que as pessoas relacionem usinas nucleares com fabricação de bombas, entretanto, elas podem ser usadas unicamente com finalidade pacífica, como por exemplo, na produção de energia elétrica.

Atualmente não tem crescido o número de usinas nucleares no mundo e nem mesmo ocorrido a expansão da capacidade produtora das que já existem. Em plena fase de transição entre as fontes de energia tradicionais, como o petróleo e o carvão, e as alternativas, a nuclear ainda continuará em funcionamento nos próximos anos, isso quer dizer que as usinas nucleares não serão desativadas.

Dentre os maiores produtores de energia nuclear no mundo estão: França (70% da energia elétrica produzida), Bélgica (55%), Suécia (50%), Ucrânia (46%) e Suíça (40%). Apesar de esses países serem os grandes produtores, as nações que detém um elevado desenvolvimento tecnológico nesse seguimento, além de terem o maior número de usinas, são: Estados Unidos, França, Japão, Rússia, Alemanha, Reino Unido e Coreia do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário