terça-feira, 1 de setembro de 2009

Energia solar

Energia solar é um tipo de energia proveniente da captação de luminosidade solar transformada em energia elétrica. Diariamente o mundo recebe uma imensa quantidade de luz solar, que representa grande quantidade de energia.

A fantástica energia proveniente da luz solar é superior à produção de todas as fontes convencionais juntas, como usinas nucleares, termoelétricas e hidrelétricas. O principal entrave é produzir energia a partir desse recurso com custos mais acessíveis e também encontrar maneiras de armazená-la.

Hoje esse tipo de energia tem seu uso ainda restrito ao aquecimento de água e acendimento de lâmpadas, além de ter sua utilização em calculadoras pequenas. No entanto, isso acontece de forma pouco significativa nos países do mundo.

Apesar de ser uma fonte de energia limpa e abundante, são poucos os países que exploram efetivamente essa alternativa, entre os quais podemos citar: o Estado de Israel, onde pelo menos 70% das casas contam com coletores solares; na Indonésia aproximadamente 15 mil casas são iluminadas por energia oriunda de células fotovoltaicas, aparelho que transforma a energia solar em eletricidade.

Em países como Alemanha, Japão e Estados Unidos circulam carros (protótipos) movidos a energia solar, isso de forma experimental. A Alemanha promoveu um plano de incentivo para aqueles que instalassem coletores de energia solar em suas residências. Coletores e equipamentos que revertem energia solar em eletricidade possibilitam que o excedente seja direcionado para a rede elétrica da região. Fazendo que essas residências não paguem contas de energia, mas recebam pelo fornecimento.

O tipo de energia em questão possui diversos pontos positivos, são eles: não gera poluição, exceto na construção dos equipamentos; gera pouca manutenção nas centrais; as tecnologias dos equipamentos estão evoluindo, aumentando a potência e seus custos diminuindo; viabilidade de aplicação em áreas de difícil acesso, pois não requer vultosos investimentos em redes de transmissão; e pode ter seu uso difundido em países tropicais, onde o Sol brilha praticamente o ano todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário