terça-feira, 1 de setembro de 2009

Gás natural















O gás natural é um tipo de gás constituído, majoritariamente, por metano. Geralmente, é encontrado junto com combustíveis fósseis (petróleo ou carvão mineral). Esse gás pode ser usado como combustível, sendo aproveitado como um dos componentes dos adubos.

O gás natural pode ser encontrado de duas formas, sendo diluído no óleo ou mesmo em composição gasosa, além de se apresentar isoladamente próximo à superfície terrestre. Esse tipo de fonte energética tem sido bastante usada no mundo como combustível, por isso responde por 20% de todas as energias produzidas.

Estima-se que, por volta do ano de 2020, o consumo de gás natural aumente aproximadamente 86%, disponibilizando duas maneiras de aproveitamento, sendo utilizado de forma líquida ou gasosa, e o melhor é que existem significativas jazidas espalhadas no mundo. Outro atrativo dessa fonte de energia é que sua queima emite um percentual menor de poluentes em relação aos combustíveis fósseis.

O uso do gás natural tem aumentado, exemplo disso são os Estados Unidos, que a cada ano eleva o consumo desse recurso como fonte de energia. Esse incremento no consumo é explicado pelo fato desse gás possuir um custo mais baixo se comparado ao petróleo e o carvão mineral, além de ser mais fácil de ser transportado, uma vez que ele se desloca por meio de gasodutos. É comum que o gás flua ao longo dos gasodutos desde o local de extração até os pontos de venda, isso acontece até mesmo entre países. Atualmente, as maiores jazidas desse gás se encontram, especialmente, no norte da África e Rússia, áreas relativamente isoladas, fator que dificulta a distribuição.

O gás em questão tem seu uso difundido como combustível (combustão mais limpa, além de pouco danificar os equipamentos) automotivo (usado para movimentar motores de caminhões, ônibus e carros, gerando uma economia de aproximadamente 70%) e na indústria (utilizado com uma das matérias-primas na fabricação de metanol, amônia e ureia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário